quarta-feira, 4 de março de 2009

Michael Jackson - Barba-Azul

Partindo do processo da pesquisa sobre performance e espaço urbano, na véspera do dia dos namorados (2008) eu e Ismael resolvemos "invadir" um não-espaço (concepção de Marc Augé) - espaço de passagem entre casas comerciais: Rua XV de Novembro, shoppings. Nossa busca era resignificar estes não-lugares com a performance "Michael Jackson vai às compras".
Escolhemos como um ícone da padronização, usar uma máscara do Michael Jackson (branco e plastificado) e carregar muitas sacolas de lojas numa data em que o apelo ao consumismo aumenta, em um espaço entre locais de consumo, ao lado de transeuntes, também carregados de sacolas.
Foi interessante experienciar as várias formas de interação: beijos, chingamentos, perguntas, olhares curiosos, risos, comentários e depoimentos - um câmera-man (Rodrigo Stori) acompanhou toda a performance, ora escondido, ora filmando em frente ao público, quando muitos transeuntes resolveram comentar o acontecimento à câmera.
Esta busca pela ruptura do fluxo de um não-lugar, através da presença de corpos com uma máscara e sacolas foi, para mim, profunda, pois, ao mesmo tempo em que se deu o alteraçâo do espaço exterior, foi alterado o meu corpo orgânico em relação a este espaço. Digamos que este processo de transformação da percepção do espaço, seja alquímico.

Lúcia Helena Martins

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